terça-feira, 22 de junho de 2010

Curiosidades sobre o abadá.

Peça fundamental nos carnavais de hoje. Saiba mais sobre o Abadá!


É impossível falar em carnaval e não lembrar de abadá. Esta peça hoje é sem dúvida a cara do carnaval em todo o Brasil. Os abadás são muito utilizados por blocos carnavalescos e micaretas que arrastam foliões por onde passam.

O abadá deixou de ser apenas uma peça de roupa e passou a ser usado como ingresso para o carnaval e micaretas, além de identificar a qual bloco quem está usando pertence.

Mas,você sabe como é feito o abadá que você usa?

O abadá é confeccionado em tecido 100% poliéster e branco no qual é feito o processo de sublimação que pode ser total ou parcial (meia sublimação).

O processo de sublimação é feito através de uma termo transferência de calor, cerca de 220 graus centigrados com um tempo médio de 15 a 20 segundos por peça,esta impressão hoje caracteriza-se popularmente como toque zero, tingindo o tecido apenas do lado direito permanecendo o avesso sem qualquer sinal de impressão, além do que possibilita a total definição da logomarca nos mínimos detalhes e a própria personalização do seu produto.

E a origem ? Você sabe de onde vem a palavra abadá e como ele passou a ser usado em nosso carnaval?

O abadá é um tipo de bata ou camisolão branco usado pelos muçulmanos que aqui aportaram como escravos.

É uma palavra de origem africana, do yorubá, trazida pelos negros malês para a Bahia. Assim também é chamada, até hoje, a indumentária dos capoeiristas. É provável que essa bata que servia as orações também vestisse os jogadores da capoeira durante suas rodas. Existe a lenda de que capoeiristas usavam branco como forma de demonstrar suas habilidades: os melhores mestres da capoeira mantinham seus abadás impecáveis depois da luta.

No Carnaval de 1993, o designer Pedrinho Da Rocha, o músico Durval Lelys, da Banda Asa de Águia, e o Bloco Carnavalesco Eva lançaram um novo tipo de fantasia para substituir as antigas mortalhas. Em homenagem ao Mestre Sena, antigo capoeirista e amigo, o designer batizou a nova fantasia de "abadá" que logo virou sucesso em todo o Brasil e terminou por popularizar essa palavra. Alguns dicionários, como o Caldas Aulete, citam apenas a versão carnavalesca; a enciclopédia Larousse, no entanto, é mais completa, cita os dois usos da palavra e sua etimologia.

Veja alguns dos abadás feitos pela VZ Camisetas e Uniformes





Fonte: Definição de Abadá Site Wikipedia

0 Comentários:

Postar um comentário

Assinar Postar comentários [Atom]

<< Página inicial