quinta-feira, 14 de janeiro de 2010

Sustentabilidade

A sustentabilidade e nós


O termo sustentabilidade tem sido tão divulgado pela mídia que é impossível encontrar alguém que nunca tenha ouvido falar em meios de vida sustentável. No entanto, muitos se perguntam o que nós simples mortais podemos fazer para tornarmos o mundo sustentável, diante de tanta destruição causada tanto por empresas de todos os setores e portes quanto desmatamentos e queimadas sem controle?
Acontece, que se cada um fizer a sua parte com certeza poderemos mudar o cenário de destruição do planeta que nos deparamos nos dias de hoje. Ser sustentável individualmente pode realmente ajudar a salvar a vida da Terra e provocar um recuo nesta destruição ambiental. Basta ter pequenas atitudes sustentáveis.
Mas o que seriam atitudes sustentáveis? Medidas simples, como economizar e reciclar papel, latas e embalagens, não queimar lixo, economizar água e energia elétrica através de um uso mais racional e garantir que as empresas que fornecem bens e serviços para você tenham também a mesma preocupação; recusando-se a consumir produtos de origem ilícita ou que tenham sido extraídos ou fabricados através de meios prejudiciais a natureza.
Hoje a humanidade já consome 25% mais recursos naturais do que a capacidade de renovação da Terra. Se não começarmos a ter novas atitudes hoje não demorará muito para que todos esses recursos se acabem.
Exemplo disso é a escassez de água potável em várias partes do mundo, do calor escaldante em alguns lugares e do frio insuportável em outros, tsunamis, derretimento de geleiras, é o aquecimento global.
É preciso mudar! Se cada um fizer a sua “pequena” parte seremos muitos fazendo uma grande parte e dando uma enorme contribuição para a melhoria do nosso planeta. Bons exemplos são contagiantes. Se você começa a ter atitudes sustentáveis em sua casa, em seu trabalho, em sua escola e com seus amigos automaticamente às pessoas que te rodeiam também começarão a praticá-las, formando assim uma rede de pessoas com atitudes sustentáveis.
Pense nisso!

0 Comentários:

Postar um comentário

Assinar Postar comentários [Atom]

<< Página inicial